Um Cálculo Estrutural bem feito pode economizar o seu dinheiro e melhorar o prazo de execução do seu projeto.
Um dos principais mitos da Engenharia é o preço cobrado pelos serviços. Não é difícil achar um conhecido que resolveu fazer uma obra no “jeitinho”, utilizando mão de obra não qualificada, sem conhecimento técnico para dimensionar corretamente a edificação. Saiba, que este erro é mais comum do que você imagina, e que pode trazer implicações sérias ao seu projeto.
O Cálculo Estrutural ou Projeto Estrutural pode ser um aliado na sua construção e o Engenheiro o seu melhor amigo.
Mas o que é Cálculo Estrutural?
É um Projeto capaz de fazer o dimensionamento correto da estrutura da sua edificação. Ou seja, que vai considerar o tipo de solo, projeto de arquitetura, usabilidade, interferências ambientais (como uma casa de praia ou em declive, por exemplo) etc.
O Engenheiro faz o Cálculo Estrutural do seu projeto a partir da análise de todas essas variáveis e define qual o tipo de estrutura mais adequada. Com isso, o seu imóvel será construído com a máxima segurança, diminuindo o risco de acidentes e evitando problemas como colapso, rachaduras, trincas, deformações e afundamento de piso. Além disso, o Projeto Estrutural evita vibrações excessivas e aumenta a vida útil do imóvel, agregando valor ao seu investimento.
O Cálculo Estrutural também evita o superdimensionamento de materiais, que geram gastos excessivos e desnecessários para o proprietário. Quem nunca viu um empreiteiro fazer a estrutura exagerada de uma casa como se fosse construir um prédio? Geralmente a justificativa para este desperdício é a segurança, mas na verdade é apenas gasto de material e tempo, pois com o dimensionamento correto é possível construir uma edificação segura, sem desperdício de materiais. O inverso também pode acontecer, evitar o subdimensionamento. Ou seja, impedir o empreiteiro de usar material de menos, que também compromete a edificação.
Por que devo me preocupar com isso?
Economizar com o Cálculo Estrutural pode causar vários riscos na sua segurança e da sua família, além de aumentar os custos da sua construção.
Com o seu Projeto bem dimensionado, utilizando na construção da estrutura os materiais adequados e na quantidade certa, sobra mais orçamento para investir em outros itens que podem valorizar ainda mais o seu imóvel, como acabamentos, área externa, jardim etc.
E quais são os tipos de Estrutura?
A Estrutura pode ser construída de diferentes materiais, como Madeira, Concreto Pré-Fabricado, Concreto Armado e Aço. Este último, atualmente tem sido muito procurado, devido ao prazo de execução, mas ágil e custos geralmente menores.
O Preço de um Projeto varia em torno de 2% a 4% do valor de construção, podendo variar dependendo da complexidade do mesmo. No entanto, geralmente o custo é muito baixo em comparação ao custo da construção e é um investimento recuperado ao longo da obra, devido a otimização dos recursos materiais e humanos.
Quer saber mais sobre Cálculo Estrutural? Clique Aqui e consulte um dos nossos especialistas.
Comments