Qual a tinta certa para o meu ambiente?
- awlengenharia
- 7 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jul. de 2020
Se você chegou até aqui é porque a sua obra já está quase entregue e agora você precisa decidir sobre o acabamento. Determinar a tinta certa para o seu ambiente vai além da escolha da cor, mas também da percepção de conforto e praticidade.

A durabilidade do acabamento está diretamente relacionada com a escolha certa para o seu ambiente.
E quais são os principais tipos de tintas?
Látex PVA: o nome PVA refere-se a substância usada para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila. É solúvel em água, o que facilita a remoção caso caia tinta em alguma outra superfície por acidente. É adequado para pintar interiores e não recomendada para locais úmidos. A limpeza fica pode ser feita com um pano úmido.
Tinta acrílica: possui resina acrílica em sua fórmula, tornando este acabamento eficaz para a área externa, pois possui alta impermeabilidade. Ao contrário da anterior, é recomendada para áreas úmidas. Para limpeza possui flexibilidade, pois pode ser lavada.
Tinta esmalte: É utilizada para superfícies de ferro ou madeira, como portas e janelas, e dá uma sensação de revestimento do material, por isso não é adequada para parede, pois podem surgir bolhas ou escamação. A limpeza poder ser feita por lavagem.
Tinta epóxi: também é sintética e não solúvel em água. Possui excelente durabilidade e é recomendada para piso, caixa d’agua e piscina. É uma tinta específica para áreas úmidas e de grande fluxo, como estacionamentos. É necessário mão de obra qualificada para que o acabamento seja feito com excelência, evitando bolhas e descolamento da camada de tinta. A limpeza pode ser feita por lavagem.
Dentro de uma mesma categoria de tinta é possível que tenha uma variedade de acabamentos, veja as características de cada um:
Acabamento semibrilho: possui brilho intenso e destaca a superfície na qual foi aplicada, por isso é indicada para paredes bem niveladas. Este acabamento diminui o acumulo de sujeira, sendo indicado para ambientes que necessitam de maior preocupação com a limpeza, como cozinha e banheiro.
Acabamento fosco: oferece maior conforto ao ambiente, por não ter brilho. Esse acabamento também ajuda a disfarçar irregularidades da parede. É ideal para recepção, quarto, escritório e demais ambientes em que as pessoas precisam de um ambiente mais tranquilo.
Acabamento acetinado: é o acabamento intermediário entre os anteriores, pois possui um brilho muito suave. É uma opção elegante para quem gosta de brilho, pois não é exagerado e também não é totalmente fosco. Ideal para paredes com pequenas irregularidades, não acumula muita sujeira.
Existe também o acabamento semiacetinado, que possui um brilho ainda mais discreto.
Para quem tem criança em casa ou empresa voltada para o público infantil, como escolas e creches, existem linhas super laváveis que são ideais para esse público.
São muitas as questões a considerar na hora de pintar o seu ambiente. É provável que você tenha que intercalar materiais e acabamentos diferentes para compor da melhor forma o seu espaço. Consulte um profissional antes de tomar a sua decisão e, se possível, pague por um bom profissional, pois não adianta comprar um material de primeira linha se a mão de obra não for.
Comments